quarta-feira, 17 de junho de 2009

O TOQUE TERAPÊUTICO E OS HORMÔNIOS

Cerca de 40 hormônios diferentes produzidos pelas adrenais, tiróide, pâncreas, fígado, baço, rins entram na corrente sangüínea, cada um com uma missão diferente, da manutenção do peso e controle do crescimento à defesa imunológica. Esses mensageiros bioquímicos interferem sobre órgãos e tecidos equilibrando-os ou executando tarefas específicas como preservar, manter, modificar ou melhorar o ser humano.

As moléculas hormonais possuem “memórias comportamentais” e impõem ao sistema nervoso padrões que, no cérebro, resultam em produtos mentais, emoções, ações, pensamentos e impulsos que constituem a nossa consciência.

Hormônios e neurotransmissores transmitem impulsos eletroquímicos que regulam, acionam e controlam todo o organismo. O processo é interdependente e a produção, circulação e equilíbrio de um hormônio depende de outros hormônios.

A OCITOCINA, secretada pela hipófise posterior, é encontrada em todos os tecidos do corpo e está ligada ao contato físico. Quando produzida desencadeia a liberação de outros hormônios.

Tem grande importância durante o parto e seus picos ocorrem durante o orgasmo e a amamentação (no aleitamento, faz com que o leite materno seja ejetado logo após o toque do bebê no seio).

Como é um hormônio ligado ao toque, acompanha-nos desde o nascimento até a morte, só desaparecendo quando não somos mais acariciados. E os momentos em que melhor mantemos contato físico acontecem durante a fase do parto, amamentação e o coito por toda a vida. É por isso que abraçar e acarinhar são tão importantes para a nossa saúde e a escolha de quem nos toca é vital. Trocar carícias com quem não queremos não libera ocitocina. Esse hormônio, no homem, acelera a ejaculação e aumenta a sensibilidade do pênis.

A ocitocina também age em conjunto com os estrogênios aumentando a sua ação. Assim se explica por que uma mulher bem-amada por um homem de quem gosta tem maiores possibilidades de não ter deficiência desse hormônio.

A atividade sexual saudável é o maior estímulo para a sua produção, quanto maior o contato físico, maior o índice de ocitocina.

O prazer aumenta a nossa sensibilidade aos ferormônios do parceiro que, por sua vez, fazem aumentar a serotonina, molécula do “bem estar” e do desejo das coisas boas da vida.

A massagem é uma terapia que estimula a circulação dos fluidos corporais, induz o relaxamento, conforta e proporciona, quando o toque é agradável e prazeroso, bem estar resultante da produção de ocitocina.

A massagem reforça as defesas do organismo, realça a beleza do corpo, oxigena a pele e rejuvenesce.

Bibliografia: Dr. Eliezer Berenstein "A INTELIGÊNCIA HORMONAL DA MULHER Ed. Objetiva

4 comentários:

  1. O PRAZER COMO ALAVANCA DA EVOLUÇÃO INTERIOR
    Prolongar o ato sexual faz o corpo segregar mais hormônios. Reter o orgasmo cria um estado de permanente disponibilidade para a reprodução. Se a Natureza preserva o reprodutor, esse indivíduo resiste a doenças, envelhecimento e até acidentes, pois mantém seus reflexos. A inclinação a Eros (impulso de vida) e não a Tânathos (impulso de morte) o sustém.
    Quando Eros predomina há mais disposição para a vida, saúde e menos depressão.

    É importante mencionar que a abstinência sexual não tem o mesmo efeito, já que a natureza tende a desativar as funções não utilizadas. Se as gônadas deixarem de segregar os preciosos hormônios, o indivíduo poderá perder vitalidade. Na via seca do tantrismo isso não acontece porque a abstenção é mantida por um período de tempo apenas ou porque a energia é transformada e reabsorvida por práticas alquímicas.
    O mecanismo biológico do tantra mantém altos níveis de hormônios sexuais produzindo excitação e contendo o orgasmo. Manter em vez de deixar esvair a energia dá ao organismo mais disposição para o sexo, requisito da reprodução, assim a natureza o protege e preserva.

    O cavalheirismo e a atitude tântrica
    Abrir a porta do automóvel, puxar a cadeira ou ceder a passagem à mulher tem propósitos diferentes do cavalheirismo. Essa atitude era uma necessidade por incapacidade da mulher que usava roupas que dificultavam os movimentos ou quando exercitar-se e transpirar era uma falta de refinamento. No Tantra esse procedimento é uma reverência à mulher que é considerada uma divindade encarnada. Um requinte de devoção.









    O prazer como alavanca para a evolução interior

    O Tantra busca desencadear autoconhecimento e evolução interior a partir do prazer. Exacerbar o prazer físico a uma dimensão que extrapole e transborde os limites físicos leva ao aprimoramento. A corrente tântrica produz, portanto, aprimoramento através do prazer.
    Esse prazer pode ser sexual e significar a busca da imortalidade. Pode ser espiritual e levar à sublimação dos sentidos na reintegração com o Universo. Na visão budista, a iluminação, samadhi ou nirvana resulta da prática pela prática, sem objetivo imediato, sem objetivar nada, nada conhecido ou a conhecer, nada que possa ser descoberto, entendido ou descrito pela boca, corpo e mente, através do pensamento, da fala ou da linguagem corporal, nada que envolva regras, métodos, rituais ou qualquer outra atitude racional.

    ResponderExcluir
  2. A MEDICINA TÂNTRICA
    A medicina tântrica é a ponte entre a medicina religiosa do Dharna e o sistema médico racional ou científico.
    O Tantra é a gnose sagrada da verdade no plano relativo através da união das energias polarizadas do corpo humano no plano absoluto pela compreensão direta da natureza primordial e divina do ser.
    No yoga budista tântrico o universo sagrado é interiorizado. A prática consiste em entender a correspondência entre o “corpo kármico mais grosseiro” (o corpo humano) e o “corpo da essência pura” (corpo de Buda) ocultado por apegos e confusões.
    Os elos entre esses dois corpos são os ares sutis da força vital, as veias psíquicas e as essências vitais que sustentam a existência física.
    O tantrismo é “a visão da unidade do Samsara e do Nirvana, a sublimação dos Desejos da Paixão e o desdobramento do tri-kaya inato”.
    Dharmakaya = Mente de Buda ou Corpo da Sabedoria é a transformação da percepção ordinária na percepção suprema do vazio oniabrangente.
    Samboghakaya = Fala de Buda ou Corpo do Prazer é a realidade das manifestações sutis como a energia, a luz, os sons e as cores.
    Nirmanakaya = Corpo de Buda ou Corpo da Manifestação é o corpo físico no estado purificado ou realizado.
    Os três kayas representam os níveis em que a essência de Buda é inerente a toda vida senciente, mas é obscurecida e não reconhecida.
    Quando compreendemos os processos tântricos verificamos que são a manipulação destra de energias psicofísicas, mediante a prática do Dharma, que aprimoram as capacidades mentais introspectivas, a ponto de perceber os aspectos invisíveis do ser manifesto, de maneira muito semelhante àquela com que o microscópio é uma visão aprimorada da visão humana cujo poder é amplamente dilatado.
    Através da prática do Tantra e da compreensão da natureza exercitamos o poder de cura.
    Baseado na obra de Terry Clifford “A arte de curar no Budismo Tibetano” Ed. Pensamento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. BUDDHI – TERAPIA E ESTÉTICA AYURVEDA
    Rua Otávio Tarquínio de Souza, 461 – (11) 5034-9466 / 9657-0084
    KAN PO (BENTO CARLOS DE CAMPOS) – TERAPEUTA E PROFESSOR

    ResponderExcluir